domingo, 8 de janeiro de 2012

CÂNCER EM EQUINOS PARTE 3

     TUMORES

  ENTRE OS TUMORES BENIGNOS O PAPILOMA É O MAIS COMUM E ATINGE ANIMAIS JOVENS.SE LOCALIZA PRINCIPALMENTE NOS LÁBIOS, FACE, ORELHAS E ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS.OUTROS,COMO OS SARCOIDES, PODEM SE ASSEMELHAR AO PAPILOMA E ACOMETEM PREFERENCIALMENTE A ORELHA, PESCOÇO E MEMBROS.ESTES DOIS TUMORES SÃO CAUSADOS POR VÍRUS E NA MAIORIA DAS VEZES SÃO  CURADOS ESPONTANEAMENTE.
      OS TUMORES MALIGNOS SE CARACTERIZAM, ENTRE OUTRAS COISAS, PELO SEU RÁPIDO DESENVOLVIMENTO E PARA APRESENTAR METÁSTASE, OU SEJA, SUAS CÉLULAS SÃO CONDUZIDAS PELA CORRENTE SANGUÍNEA OU LINFÁTICA E VÃO DAR INÍCIO AO TUMOR EM LOCAL  DISTANTE DE SUA ORIGEM. O MAIS CONHECIDO E MALIGNO DOS TUMORES É O JÁ CITADO MELANOMA, UM CÂNCER DE PELE. INICIALMENTE  ELE SE APRESENTA  COMO TUMOR DA CÉLULA QUE DÁ COR À PELE, O MELANÓCITO. ALGUMAS VEZES ASSUME UM CARÁTER EXTREMAMENTE MALIGNO COM METÁSTASES NO FÍGADO, PULMÕES, RINS, BAÇO, ETC, QUE LEVAM O ANIMAL À MORTE.
     TEMOS AINDA O CARCINOMA ESPINOCELULAR, MAIS FREQUENTE NAS PÁLPEBRAS, PRINCIPALMENTE  A TERCEIRA OU INTERNA, MAS QUE ACOMETE EM MENOR NÚMERO OUTRAS PARTES DA PELE DESPIGMENTADA SUJEITA A INTENSAS IRRADIAÇÕES SOLARES. OUTROS, COMO O FIBROSARCOMA E O LINFOCITOMA, PODEM OCORRER COM NÓDULOS ESPALHADOS PELA PELE E INTERNAMENTE POR OUTROS ORGÃOS DO ANIMAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário